Gestão do alojamento, receção e housekeeping
AUTOR: Nuno Abranja, Mafalda Almeida, Anabela Elias Almeida
TÍTULO: Gestão do alojamento, receção e housekeeping
COTA: T/343-BC
EDITOR: Lidel
ANO: 2019
RESUMO: Esta publicação, com grande ênfase nas operações, surge num momento em que se constata um novo boom do turismo internacional, com elevada
incidência no nosso país, registando-se números de movimentações turísticas nunca antes verificados, provocando por isso uma elevada
necessidade de mão de obra qualificada em todos os campos de ação turística em geral, mas na hotelaria em particular, pela sua peculiar relevância.
O futuro ditará que o elemento diferenciador e determinante na escolha do alojamento do consumidor turístico deixará de ser apenas o produto
hoteleiro, para incidir mais no serviço e no atendimento praticados pelas unidades hoteleiras. Os hotéis são hoje confrontados com elevados
desafios ao nível das operações, da tecnologia, da formação, da competitividade e dos mercados de consumo, implicando uma intervenção rápida
no campo do conhecimento e da construção de competências diferenciadoras.
Este livro aborda fundamentalmente os procedimentos técnicos da área do alojamento, do front office, do back office (reservas) e do
housekeeping (andares e lavandaria), as áreas operacionais porventura mais importantes do ponto de vista da produtividade e da rentabilidade de
um hotel.
Esta obra inclui entrevistas a administradores hoteleiros, diretores de hotéis, chefes de receção, chefes de turno, diretores de front office,
rececionistas, night auditors e governantas que exercem funções em vários hotéis em Portugal e no estrangeiro e que partilham as suas opiniões
profissionais com base em largos anos de experiência hoteleira.
São disponibilizadas também fichas de trabalho de elevada utilidade para quem estuda, ensina e trabalha na hotelaria em Portugal, permitindo ao
leitor aferir os seus conhecimentos e competências neste campo de estudo.