Mediação de conflitos na escola
AUTOR: Elisabete Pinto da Costa
TÍTULO: Mediação de conflitos na escola : da teoria à prática
COTA: CE/1542-BC
EDITOR: Edições Universitárias Lusófonas
ANO: 2019
RESUMO: Tese de Doutoramento em Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O sucesso atribuído à mediação resulta, efetivamente, da forma como se passa da teoria para a prática, devendo esta tornar-se não só num modus operandi, mas também num modus vivendi. Este é o mote para a leitura desta obra que resulta de um trabalho teórico-emprírico de doutoramento em Ciências da Educação.
O trabalho investigativo aqui reproduzido apresenta como objectivo principal estudar (caracterizar, analisar e avaliar) um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar de vocação ampla, centrando-se no nível da meso-abordagem da Escola, eqnaunto objeto de pesquisa e de intervenção. Resultante desta investigação emergiu, como aspeto inovador, um modelo tridimensional, que atende às forças, às debilidades, às vantagens e aos contrangimentos de um projeto de intervenção que se quer participado, contínuo, sustentável, capaz de produzir qualidade socioeducativa, melhoria de escola e mudança social.