Negócios internacionais e internacionalização para as economias...
AUTOR: Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis, Fernando Ribeiro Serra
TÍTULO: Negócios internacionais e internacionalização para as economias emergentes
COTA: E/1525-BC
EDITOR: Lidel
ANO: 2011
RESUMO: Gestores e empresários olham para o mundo à procura de oportunidades de investimento e de alavancagem das suas competências e vantagens específicas. Hoje, além dos EUA e da União Europeia, as multinacionais elegem os BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China como os pólos de maior atractividade para os investimentos futuros. Os BRIC, a par com os Estados Unidos, são e serão destinos atractivos quer para as grandes multinacionais, quer para empresas de média dimensão europeias e portuguesas. As oportunidades de beneficiar da globalização dos mercados e da produção existem, mas é preciso conhecer como funcionam esses países e os modos para tornar uma empresa multinacional. Este livro aborda as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar, avaliando a sua atractividade e o investimento directo estrangeiro, e foca vários factores a atender nas economias emergentes, em geral, e nos cinco mercados dos (E)BRIC, em particular. - A globalização - A internacionalização das empresas - A selecção dos mercados e ambientes externos - O investimento directo estrangeiro - A internacionalização para as economias emergentes - Os (E)BRIC: EUA, Brasil, Rússia, Índia e China